logar-se AFAPC no Facebook

NUCRIA DE FOZ DO IGUAÇU REALIZA PALESTRAS EM ESCOLAS

NUCRIA DE FOZ DO IGUAÇU REALIZA PALESTRAS EM ESCOLAS

10/11/2014

Considerando a portaria 120/2004 SESP que cria o Nucria e que traz como uma de suas atribuições o compromisso no sentido de prevenir e reprimir o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil, esta delegacia especializada vem ministrando palestras nas escolas estaduais de Foz do Iguaçu com intuito de esclarecer que as sub notificações de denuncias configuram uma das principais dificuldades para a responsabilização dos crimes contra dignidade, pois segundo pesquisas, menos de 10% dos crimes de abusos e explorações sexuais infanto-juvenis são denunciados às autoridades.

No ano de 2011 o Nucria em conjunto com a Polícia Federal e a Secretaria de Saúde desencadeou o projeto Operação Prevenção com o intuito de levar  o esclarecimento e conscientização a respeito dos crimes contra crianças e adolescentes, capacitando cerca de 500 profissionais da área de saúde, entre eles médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Em 2013 o Nucria participou juntamente com o Poder Judiciário do projeto “Nossas Crianças Nossos Anjos”, realizado com intuito de conscientizar professores no combate ao abuso sexual. Participa frequentemente das reuniões da REDE PROTEGER onde ocorre a integração entre órgãos e entidades de defesa dos direitos e proteção das crianças e adolescentes, possibilitando a troca de experiências e o direcionamento de ações para o combate e prevenção dos crimes ligados a população infanto juvenil.

A equipe do Nucria nos últimos seis meses, participou de Mini-curso  no Congresso de Saúde “Os cuidados com a criança e ao adolescentes” à convite da Faculdade Uniamérica onde ministrou a palestra sobre as diversas formas de violências e maus-tratos contra crianças e adolescentes, tendo como publico alvo acadêmicos de Assistência Sociais e profissionais da área de saúde em geral. Tendo ainda ministrado mini-curso na Jornada de Pedagogia da Unioeste campus Foz do Iguaçu para os acadêmicos do curso de Pedagogia e profissionais da área de Educação deste Município, onde realiza  a conscientização sobre crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, tipos de abusos e os canais para as denúncias. 

Só através da conscientização e da participação de toda a sociedade, através das denúncias, poderemos combater estes crimes, que infelizmente na maioria das vezes ocorrem no interior da família. Segurança Pública se faz com a união de todos. Denuncie, faça a sua parte, seja a voz de uma criança. Denúncias anonimas podem ser feitas pelo telefone 3524-0396 em horário comercial ou pelo disque 100.

www.jtribunapopular.com.br

 

<<  voltar à notícias